Como saber o nível de escrita de seus alunos? É preciso fazer um teste, como um ditado e rapidamente você saberá qual atividade poderá aplicar para a evolução da turma. É muito importante este diagnóstico no início, tanto com relação à escrita, como em matemática. Achei este resumo no blog da professora Gegê http://profgege.blogspot.com/
Os níveis da escrita infantil
Créditos a professora Gegê
Para entender os níveis da escrita infantil
Pré-silábico: quando a criança se encontra no nível da garatuja (rabiscos);
Silábico sem valor sonoro convencional: quando a criança escreve uma letra para cada sílaba. Por exemplo:
Para boneca ela escreve TMZ;
Silábico com valor sonoro convencional: quando a criança escreve uma letra para cada sílaba também, mas com as letras que pertence a palavra, como por exemplo:
Para boneca ela escreve: OEA ou BNC, ou então BEA...
Silábico alfabético: quando a criança já começa a ter a noção de sílaba, como por exemplo:
Para boneca escreve: BONCA, ou BNCA...
Alfabético: quando ela já escreve alfabeticamente, mas podem ocorrer erros de ortografia, como: para cachorro ela escreve CAXORRO...
Mas para saber realmente em que nível a criança se encontra, a escrita tem que ser seguida da leitura. Assim que você pedir para a criança escrever uma palavra fazer com que ela leia-a em seguida com os dedinhos, marcando assim sua escrita.
Profª Gegê
Galera, este é um quadro sugerido pelo Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do programa Ler e Escrever, da secretaria municipal de Educação de São Paulo para acompanhar o avanço do conhecimento dos alunos sobre o sistema de escrita:
Beijinhos
Cé
Pré-silábico: quando a criança se encontra no nível da garatuja (rabiscos);
Silábico sem valor sonoro convencional: quando a criança escreve uma letra para cada sílaba. Por exemplo:
Para boneca ela escreve TMZ;
Silábico com valor sonoro convencional: quando a criança escreve uma letra para cada sílaba também, mas com as letras que pertence a palavra, como por exemplo:
Para boneca ela escreve: OEA ou BNC, ou então BEA...
Silábico alfabético: quando a criança já começa a ter a noção de sílaba, como por exemplo:
Para boneca escreve: BONCA, ou BNCA...
Alfabético: quando ela já escreve alfabeticamente, mas podem ocorrer erros de ortografia, como: para cachorro ela escreve CAXORRO...
Mas para saber realmente em que nível a criança se encontra, a escrita tem que ser seguida da leitura. Assim que você pedir para a criança escrever uma palavra fazer com que ela leia-a em seguida com os dedinhos, marcando assim sua escrita.
Profª Gegê
Galera, este é um quadro sugerido pelo Guia de Planejamento e Orientações Didáticas do programa Ler e Escrever, da secretaria municipal de Educação de São Paulo para acompanhar o avanço do conhecimento dos alunos sobre o sistema de escrita:
Beijinhos
Cé
Nenhum comentário:
Postar um comentário